segunda-feira, 7 de abril de 2014

Luis Fernando desiste de concorrer ao governo

Decisão de Roseana de ficar no governo contrariou Luis Fernando, que desistiu da disputaO ex-secretário de Estado de Infraestrutura Luis Fernando Silva (PMDB) não é mais o pré-candidato a governador do grupo Sarney. Ele renunciou à disputa após a decisão da governadora Roseana Sarney, também do PMDB, de permanecer no cargo. O plano de Luis Fernando era ser eleito governador indiretamente e concorrer ao pleito no comando do Palácio dos Leões. O novo pré-candidato do grupo deverá ser anunciado nesta segunda-feira. O nome mais forte seria o do senador Lobão Filho, outro peemedebista, que já teria, inclusive, sido convidado a substituir o ex-secretário na corrida eleitoral.

A decisão de Luis Fernando põe fim a um projeto político que claramente não vingou. Apesar das sucessivas aparições em inaugurações de obras e em assinaturas de ordem de serviço, o agora ex-pré-candidato não conseguiu decolar nas pesquisas, mantendo-se sempre em larga desvantagem em relação a Flávio Dino (PCdoB), que lidera todos os levantamentos feitos até agora.

Ciente de que precisava fortalecer seu nome, Luis Fernando via como única chance de sucesso nas urnas a sua eleição indireta para governador. Diante do anúncio feito na última sexta-feira por Roseana de que terminaria o mandato, ele resolveu sair de cena. Nem mesmo apelos feitos por alguns dos principais líderes do grupo, como o ministro de Minas e Energia, Edison Libão (PMDB), o fizeram mudar de ideia.

Faltando exatos seis meses para a eleição, a sucessão estadual ganha contornos ainda mais imprevisíveis. Se por um lado o grupo Sarney terá que escolher outro nome para a sucessão estadual e trabalhá-lo em um curto espaço de tempo, por outro a oposição teme que o novo adversário seja mais competitivo. Sem contar que terá que rever o discurso para confrontar o oponente, que parecia já estar minuciosamente ensaiado.

Seja Lobão Filho, seja qualquer outro pré-candidato, a expectativa se renova para os dois lados da disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário